INFANT.ID reforça importância da biometria infantil no Congresso da Cidadania Digital 2025

Compartilhe

Tecnologia pioneira brasileira garante proteção, rastreabilidade e acesso à cidadania desde o nascimento


A INFANT.ID™, empresa paranaense pioneira na identificação biométrica de recém-nascidos, participa do Congresso da Cidadania Digital 2025, em Brasília (DF). O evento é o principal espaço de debate sobre identificação civil e transformação digital no Brasil e acontece até o dia 25 de setembro. Nesta edição, com o tema “Integração Nacional”, o encontro reúne especialistas dos setores público e privado para discutir temas como Sistema Biométrico Federal, assinatura eletrônica GOV.BR, Inteligência Artificial e compartilhamento de dados. Um dos destaques da programação é o foco na construção de um pacto nacional voltado à identificação de recém-nascidos e crianças, um passo importante para ampliar a cidadania e a proteção infantil em todo o país.

A tecnologia da INFANT.ID permite gerar um vínculo único entre recém-nascidos e mães, garantindo mais segurança e rastreabilidade. “A coleta biométrica de alta definição protege crianças contra trocas em maternidades, adoções irregulares, sequestros e tráfico humano, além de facilitar acesso a benefícios sociais e controle de vacinação”, explica Thais Akiyama, CEO da empresa. O sistema é interoperável e compatível com sistemas de registro civil e identificação civil em escala nacional e global. Além disso, o scanner foi certificado pelo FBI, garantindo padrões internacionais de qualidade e confiabilidade.

A plataforma da INFANT.ID atualmente é adotada em sete estados brasileiros (Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo, Paraíba, Piauí e Sergipe), além de países como Venezuela e Arábia Saudita. No congresso, especialistas, autoridades e empresas terão a oportunidade de conhecer a aplicação prática da tecnologia, que alia inteligência artificial e captura de imagens de alta resolução, transformando a identificação civil infantil em um instrumento de cidadania efetiva e proteção integral. Durante o evento, a empresa apresentará cases de sucesso em maternidades e experiências em parceria com Institutos de Identificação, reforçando a aplicabilidade e os resultados concretos da solução em diferentes contextos.

O Congresso da Cidadania Digital é promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID), com apoio do  Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), da Polícia Federal (PF), da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).